DEPUTADO QUER CONVOCAR MINISTRO PARA EXPLICAR GASTOS DE QUASE R$ 7 MILHÕES COM PESQUISAS DE POPULARIDADE DE LULA

DEPUTADO QUER CONVOCAR MINISTRO PARA EXPLICAR GASTOS DE QUASE R$ 7 MILHÕES COM PESQUISAS DE POPULARIDADE DE LULA

O deputado federal Evair de Mello (PP-ES) quer convocar o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, para explicar os gastos de R$ 6,8 milhões com pesquisas de popularidade sobre a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O parlamentar protocolou um requerimento de convocação na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, que será comandada por um deputado da federação do PT. O colegiado, no entanto, ainda não foi instalado.

A empresa que faz as pesquisas é o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, que pertence ao grupo FSB Comunicação. A organização possui outros contratos com a Secom que somam quase R$ 23 milhões, o que incluiu operação de consultoria, relações públicas e assessoria.

A parceria começou em março de 2022 e deve continuar até 1° de abril. Ao todo, o contrato soma R$ 75 milhões. Entre 2022 e 2023, a FSB recebeu R$ 10,2 milhões em contratos com o Fundo Nacional da Saúde e o Ministério das Comunicações.

Os resultados dos estudos contratados pelo governo são mais favoráveis ao presidente Lula do que os de outros levantamentos.

“O Ipri apontou um índice de aprovação superior, enquanto as pesquisas da AtlasIntel e da Genial/Quaest indicaram uma redução na aprovação do presidente”, argumentou o deputado no documento. “A pesquisa da AtlasIntel mostrou uma queda na aprovação para 47% e um aumento na reprovação para 46%. Já a Genial/Quaest reportou uma aprovação de 51% e uma reprovação de 46%, segundo informações da Gazeta do Povo.”

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