Derrite é exonerado da Secretaria de Segurança de SP para relatar projeto da ‘saidinha’ na Câmara
Afastamento foi assinado nesta terça-feira pelo governador Tarcísio de Freitas
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou a exoneração de Guilherme Derrite da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) nesta terça-feira, 12 de março. Derrite, que também é deputado federal licenciado pelo PL, foi afastado do cargo para poder relatar na Câmara dos Deputados o projeto de lei que propõe o fim da saída temporária de presos, conhecida como “saidinha”.
O afastamento de Derrite foi publicado no Diário Oficial do Estado, sendo uma solicitação dele próprio. Enquanto estiver afastado, Osvaldo Nico Gonçalves assumirá o cargo de secretário-executivo da SSP-SP. A expectativa é de que Derrite retorne às suas funções na secretaria assim que concluir sua participação na relatoria do projeto na Câmara.
O projeto em questão já foi aprovado pelo Senado em fevereiro e retornou à Câmara, onde Derrite já havia sido relator em uma versão anterior, aprovada em 2022. Derrite afirmou que espera concluir o parecer final sobre o projeto até a semana seguinte ao seu afastamento.
O objetivo do projeto é acabar com as saídas temporárias do regime semiaberto, sendo uma medida considerada importante para a segurança pública, de acordo com Derrite. Ele enfatizou que, na sua visão, o sistema atual de benefícios para os presos não oferece uma punição adequada aos criminosos.
O projeto começou a ganhar destaque após o assassinato de um sargento da Polícia Militar de Minas Gerais por um preso que não retornou ao sistema penitenciário após uma saída temporária. No Senado, foram adicionadas emendas ao projeto, incluindo a possibilidade de saídas para estudo externo, como cursos profissionalizantes e educacionais.