Desembargador pede afastamento de Moraes de processo do 8 de Janeiro
O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJ-DFT), Sebastião Coelho, expressou a esperança de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, se afaste do processo que investiga os atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro. Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, Coelho afirmou que, caso Moraes não se afaste, eles vão buscar sua retirada do processo de alguma forma.
O desembargador também criticou os procuradores do Ministério Público, acusando-os de diminuir a instituição e forçar pessoas a assinarem propostas de confissão de culpa para se livrarem do processo.
Sebastião Coelho já havia criticado Moraes quando atuava como advogado de defesa do primeiro réu julgado pela Corte sobre os atos de 8 de janeiro, Aécio Lúcio Costa. Em setembro de 2023, ele afirmou que Moraes deveria se declarar impedido de julgar os casos, sem explicar o motivo. Essa declaração resultou em uma reclamação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instaurou um processo contra o desembargador aposentado, considerando as declarações como de caráter golpista contra as instituições.