Dilma diz que PIB do Brics, que inclui o Brasil, já supera o do G7

Dilma diz que PIB do Brics, que inclui o Brasil, já supera o do G7


A presidente do Banco do Brics, Dilma Rousseff, destacou durante seu discurso na Cúpula Mundial de Governos, em Dubai, que o poder dos países que compõem o bloco tem crescido rapidamente. Segundo ela, a participação do Brics no Produto Interno Bruto (PIB) mundial já superou a participação dos países do G7. Com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dilma afirmou que, medindo pela paridade do poder de compra, os países do Brics representam 31,5% do PIB global, ultrapassando os países do G7, que têm 30,8%. Além disso, ela prevê que o Brics representará entre 35% e 40% do PIB global até 2028, enquanto a participação do G7 cairá para 27,8%. O bloco é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Kristalina Georgieva, diretora do FMI, expressou preocupação com os efeitos de uma guerra prolongada entre Israel e os terroristas do Hamas, mas manifestou confiança em uma “aterrissagem suave” da economia mundial. Ela destacou que espera ver as taxas de juros caminhando na direção da inflação, e mencionou o receio de um prolongamento do conflito, pois isso aumentaria o risco de se espalhar.

Além disso, Putin afirmou que 30 países desejam aderir ao Brics, que agora conta com 10 membros. O artigo também aborda a visão de que o Brics estaria se tornando um “clube de ditaduras”, e Haddad, por sua vez, defendeu que a atuação do Brics não deve se contrapor a outros blocos do mundo.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags