Dino bate recorde em número de inquéritos abertos pela PF a pedido do Ministério da Justiça
Bateu recorde em 8 meses, foram abertas 78 investigações pela Polícia Federal a pedido do Ministério da Justiça sob o comando de Flávio Dino. Isso supera o recorde anterior, que pertencia ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, do partido PL, que enfrenta várias investigações da PF.
O texto destaca que, em 2021, o governo Bolsonaro havia alcançado um recorde semelhante, mas com um número menor de inquéritos, 58 no total, o que significa que a atual gestão de Flávio Dino conseguiu superar esse número em um curto espaço de tempo.
O Ministério da Justiça afirmou que metade dos inquéritos foi aberta por determinação direta de Flávio Dino, sendo 29 para investigar crimes contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros 10 para apurar condutas com “repercussão interestadual ou internacional”. Essas são as duas hipóteses previstas na legislação para a pasta ordenar uma investigação.
As demais investigações, de acordo com o ministério, são “pedidos e não determinações de inquérito, relacionados a crimes contra a honra de funcionários públicos federais”. O ministério esclarece que isso não está diretamente relacionado ao ministro da Justiça, mas é um direito de qualquer funcionário público federal.
O levantamento enviado ao O Globo pela Polícia Federal indica que todos os procedimentos foram originados de documentos enviados pela pasta do Ministério da Justiça