Direita vence eleições da Espanha, mas sem maioria para governar
Partido Popular (PP), de orientação centro-direita, obteve a vitória nas eleições gerais na Espanha realizadas no último domingo (23), mas não conseguiu garantir a maioria de deputados necessária para formar um governo liderado por Alberto Feijóo.
Apesar disso, Feijóo reivindica a posição de líder e está buscando construir uma coalizão com outros partidos para alcançar um mínimo de 176 deputados e, assim, substituir Pedro Sánchez no comando do governo espanhol.
Após o pleito, Feijóo expressou sua gratidão aos mais de 8 milhões de espanhóis que o apoiaram e declarou que iniciará um diálogo com outras agremiações políticas. Ele também apelou à responsabilidade dos partidos para evitar bloqueios que possam prejudicar a Espanha.
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), liderado pelo atual presidente do governo, Pedro Sánchez, conquistou 122 cadeiras no parlamento, enquanto o partido de extrema-direita Vox obteve 33 deputados. Por sua vez, o partido de esquerda Sumar conseguiu 31 cadeiras.
Apesar das eleições, nenhum partido ou coalizão atingiu a maioria absoluta de 176 assentos necessária para governar, o que deixa o cenário político incerto. Caso não seja alcançado um entendimento entre os partidos, a possibilidade de uma nova eleição fica em aberto.