Doação de computadores no governo Lula beneficia prefeituras de parentes de ministro
Na lista dos 15 municípios brasileiros que mais receberam computadores do governo federal em 2023, constam duas cidades do Maranhão cujos prefeitos são parentes de Juscelino Filho, ministro das Comunicações do governo Lula, conforme levantamento do jornal O Estado de S. Paulo. Além disso, o Maranhão foi o Estado que mais recebeu equipamentos no ano passado.
Os equipamentos, num total de 120, foram levados para o município de Vitorino Freire, onde Luanna Rezende, irmã do ministro, é prefeita. Por outro lado, outros 55 foram para São Mateus do Maranhão, cuja prefeitura é liderada por Ivo Rezende, primo do ministro.
Na lista dos municípios que mais receberam computadores no Brasil em 2023, Vitorino Freire e São Mateus do Maranhão figuram nas oitava e 12ª posições, respectivamente. Surpreendentemente, esses dois municípios receberam um número maior de máquinas do que algumas capitais, tais como São Paulo, Fortaleza, Manaus, Porto Velho e Macapá.
Conforme reportado pelo Estadão, Juscelino Filho, o ministro, fez uma doação de 2,2 mil computadores para 77 municípios maranhenses no ano passado. Isso representou um crescimento de 241% em comparação com os 647 computadores que o Maranhão, o reduto eleitoral do ministro, havia recebido até 2022.
Os computadores tornaram-se um instrumento de propaganda para a administração de Luanna Rezende em Vitorino Freire, que lançou seis laboratórios de informática nas escolas municipais. Luanna Rezende afirmou em um vídeo postado em uma rede social em fevereiro, que “Isso é fruto do projeto Computadores para a Inclusão, uma iniciativa do Ministério das Comunicações que já está fazendo a diferença nas escolas de Vitorino”.
No registro, estudantes também foram interrogados. Um agradecia por “os maravilhosos presentes” enquanto outro se referiu a Luanna como “maravilhosa”. A irmã de Juscelino Filho, atualmente em seu segundo mandato, portanto, não tem permissão para candidatar-se novamente. Entretanto, o objetivo do grupo político do ministro é manter o controle da cidade com um aliado.
O Ministério das Comunicações, em uma nota, declarou que o Programa Computadores para Inclusão baseia suas doações em “requisitos técnicos”, negando qualquer “envolvimento” do ministro na seleção. A pasta também afirmou que Vitorino Freire e São Mateus do Maranhão possuíam “demandas registradas, infraestrutura para receber os laboratórios e necessidade”.
De acordo com o ministério, houve um investimento de R$ 4,95 milhões no programa em 2023, e 6,1 mil computadores foram doados. Além disso, a pasta também beneficiou escolas, igrejas, projetos sociais e até uma escola de samba do Rio.
FONTE/CRÉDITOS: Revista Oeste