Dona do Facebook META tem 30 dias para mudar de nome no Brasil
Justiça brasileira ainda determinou uma multa de R$ 100 mil a cada dia de atraso na mudança
A empresa de tecnologia Meta, anteriormente conhecida como Facebook, terá que mudar de nome no Brasil em um prazo de 30 dias, conforme a decisão da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), anunciada na última quarta-feira (28). A empresa brasileira Meta Serviços já havia registrado o nome “Meta” em 2008 no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), e a confusão de marcas tem causado problemas para a empresa nacional.
A Meta Serviços, sediada em Barueri (SP), tem sido alvo de diversas ações judiciais indevidas, pois muitas pessoas que procuram pela sede da Meta de Mark Zuckerberg acabam chegando à empresa brasileira. Ambas as empresas atuam no segmento de serviços em Tecnologia da Informação, o que amplifica a confusão. Além disso, a Meta brasileira foi incluída erroneamente em processos judiciais relacionados à empresa norte-americana.
A decisão do TJSP determina que a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, também deve utilizar seus próprios canais de comunicação para divulgar que a marca pertence a outra empresa brasileira. Caso a Meta não altere o nome no prazo estabelecido, estará sujeita a uma multa de R$ 100 mil. No entanto, ainda é possível recorrer da decisão.
A mudança de nome do Facebook para Meta tem causado tumulto e problemas para outras empresas com o mesmo nome. Um dos primeiros conflitos ocorreu entre a empresa de Zuckerberg e o banco norte-americano Meta Financial Group. Além disso, até mesmo o logo da Meta Platforms tem gerado polêmica, já que a agência de marketing digital MileniumGroup já utilizava um símbolo semelhante em sua marca.
Com informações de TecMundo