Dona do Facebook META tem 30 dias para mudar de nome no Brasil

Dona do Facebook META tem 30 dias para mudar de nome no Brasil

Justiça brasileira ainda determinou uma multa de R$ 100 mil a cada dia de atraso na mudança

A empresa de tecnologia Meta, anteriormente conhecida como Facebook, terá que mudar de nome no Brasil em um prazo de 30 dias, conforme a decisão da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), anunciada na última quarta-feira (28). A empresa brasileira Meta Serviços já havia registrado o nome “Meta” em 2008 no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), e a confusão de marcas tem causado problemas para a empresa nacional.

Meta Serviços, sediada em Barueri (SP), tem sido alvo de diversas ações judiciais indevidas, pois muitas pessoas que procuram pela sede da Meta de Mark Zuckerberg acabam chegando à empresa brasileira. Ambas as empresas atuam no segmento de serviços em Tecnologia da Informação, o que amplifica a confusão. Além disso, a Meta brasileira foi incluída erroneamente em processos judiciais relacionados à empresa norte-americana.

A decisão do TJSP determina que a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, também deve utilizar seus próprios canais de comunicação para divulgar que a marca pertence a outra empresa brasileira. Caso a Meta não altere o nome no prazo estabelecido, estará sujeita a uma multa de R$ 100 mil. No entanto, ainda é possível recorrer da decisão.

A mudança de nome do Facebook para Meta tem causado tumulto e problemas para outras empresas com o mesmo nome. Um dos primeiros conflitos ocorreu entre a empresa de Zuckerberg e o banco norte-americano Meta Financial Group. Além disso, até mesmo o logo da Meta Platforms tem gerado polêmica, já que a agência de marketing digital MileniumGroup já utilizava um símbolo semelhante em sua marca.

Com informações de TecMundo

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags