‘É um absurdo Jerônimo comparar a violência na Bahia à da Europa’, diz ACM Neto
O petista baiano disse que o avanço das facções criminosas é um “movimento internacional”, que ocorre também na Europa
O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, criticou duramente, nesta segunda-feira (20), a comparação feita pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Jerônimo afirmou que o crescimento das facções criminosas é um “movimento internacional”, que ocorre também na Europa, e não se limita à Bahia.
“Mais uma vez, o governador Jerônimo Rodrigues foge da responsabilidade. Agora, ele chega ao absurdo de comparar a violência na Bahia com a da Europa, por onde esteve recentemente. Deixo algumas perguntas ao governador Jerônimo Rodrigues: em qual país da Europa ocorrem 54 mil assassinatos por ano? Qual país europeu tem 15 homicídios diários? Onde na Europa moradores e comerciantes são obrigados a pagar taxas às facções criminosas que controlam o território? Definitivamente, governador, a nossa realidade é completamente diferente da europeia”, declarou ACM Neto.
O ex-prefeito de Salvador acrescentou que, na Bélgica, onde Jerônimo estava na semana passada, a taxa de homicídios é de 1 pessoa por 100 mil habitantes. Na Bahia, a média é de 34 homicídios por 100 mil habitantes. “Infelizmente, a Bahia ocupa, pelo quinto ano consecutivo, o primeiro lugar no Brasil em número de homicídios. Nossos números são praticamente iguais aos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro somados, que possuem populações maiores que a nossa”, destacou.
ACM Neto também afirmou que o governador deveria se “inspirar nos melhores exemplos” durante suas viagens à Europa.