
Eduardo Bolsonaro Tira Licença da Câmara e Fica nos EUA por 120 Dias
Decisão foi oficializada por Hugo Motta; suplente Missionário José Olímpio assumirá vaga na Câmara.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou o pedido de afastamento feito por Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. O deputado federal anunciou nesta semana que ficaria nos Estados Unidos por um período e se licenciaria de suas funções parlamentares.
Eduardo Bolsonaro solicitou, por meio de um ofício, dois pedidos. O primeiro, uma licença de dois dias para tratamento de saúde, começando na última quinta-feira (20/3), o que justificaria sua ausência na sessão que aprovou o Orçamento de 2025. O segundo pedido foi uma licença mais longa, de 120 dias, a partir deste sábado (22/3), também aceita por Motta.
Com o afastamento oficializado, o suplente Missionário José Olímpio (PL-SP) será convocado para ocupar o lugar de Eduardo na Câmara. A informação de que o deputado “não está em exercício” já está atualizada no portal da Casa Legislativa.
Em um pronunciamento realizado na última terça-feira (18/3), Eduardo Bolsonaro justificou sua decisão de permanecer nos EUA, alegando que queria se concentrar em lutar por “justas punições” a figuras como o ministro Alexandre de Moraes e outros membros da Polícia Federal. Segundo o ex-presidente Jair Bolsonaro, essa decisão se deve ao desejo de Eduardo de buscar maneiras de ajudar o Brasil a “retornar à sua normalidade democrática”, acreditando que ele poderia ser mais útil fora do país, longe das tensões internas.