
Em defesa de Lula, Janones imita estratégia de Nikolas e viraliza nas redes
Deputado usa estética semelhante à do bolsonarista para rebater acusações sobre esquema de fraudes no INSS
O deputado André Janones (Avante-MG) publicou neste sábado (26) um vídeo nas redes sociais defendendo o presidente Lula em meio às investigações sobre fraudes no INSS. Curiosamente, Janones escolheu um formato muito parecido com o que Nikolas Ferreira (PL-MG) já usou: fundo escuro, camiseta preta e um tom direto. A estratégia deu certo — até as 16h, o vídeo já tinha 2,8 milhões de visualizações.
No vídeo, Janones argumenta que o esquema fraudulento começou ainda no governo Bolsonaro e afirma que Lula, ao assumir, tomou medidas para investigar o caso. Segundo a Polícia Federal, as irregularidades se intensificaram entre 2019 e 2022, período em que Bolsonaro estava no poder.
A resposta de Janones vem após bolsonaristas tentarem associar Lula à fraude, mencionando nomes ligados ao atual governo, como o ex-presidente do INSS e o irmão de Lula, Frei Chico, vice-presidente de um sindicato investigado.
O modelo usado por Janones lembra o vídeo de Nikolas durante a crise do Pix, no começo do ano, que alcançou enorme repercussão ao criticar o governo Lula e influenciar o recuo em uma medida polêmica da Receita Federal.