Em Semana De Votações, Pacheco E Lula Viajam Juntos Para O Oriente Médio
Nesta segunda-feira, 27, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma viagem para o Oriente Médio, com destino à Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos, onde participarão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28). O propósito da visita é buscar investimentos desses países para o Brasil, visando o Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), cujas obras dependem de recursos externos e têm previsão de início no próximo ano.
A participação de Pacheco na COP 28 em Dubai acompanha o esforço brasileiro em discutir a transição energética e posicionar o país como um dos protagonistas nesse tema. No entanto, a viagem pode gerar atrasos nas votações de projetos no Senado, especialmente aqueles relacionados a aumentos na arrecadação do governo federal.
O retorno de Pacheco ao Brasil está previsto para o dia 4 de dezembro, e sua ausência pode impactar a agenda legislativa. Projetos como a tributação de offshores (empresas no exterior que investem no mercado financeiro) e as apostas esportivas, que podem representar um acréscimo de aproximadamente R$ 8 bilhões anuais ao Tesouro Nacional, estão entre os temas que podem ser afetados.
Outros assuntos que estavam programados para discussão nesta semana, como o projeto de lei (PL) sobre defensivos agrícolas, que flexibiliza o uso desses produtos em plantações para combater possíveis pragas, também podem ser impactados pela ausência de Pacheco. Além disso, a confirmação das indicações de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR) são questões que podem complicar ainda mais a agenda do Senado.