“Enem dos concursos” ocorre neste domingo (18), com cerca de 2 milhões de candidatos
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal
Neste domingo, dia 18 de agosto, aproximadamente 2,1 milhões de candidatos em todo o Brasil farão as provas do primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que oferece 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Este é considerado o maior concurso público já realizado no país.
Os portões dos locais de prova abrirão às 7h30 e fecharão às 8h30, com o início das provas previsto para as 9h. A duração será de 2 horas e 30 minutos, com término às 11h30. Para os candidatos que solicitaram tempo adicional, as provas se estenderão até 12h30. No turno da tarde, as provas começam às 14h30 e terminam às 18h, com o horário estendido até 19h para aqueles que requisitaram mais tempo.
O concurso foi apelidado de “Enem dos Concursos”, devido à semelhança na logística e organização com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de 215 mil colaboradores estão envolvidos na aplicação do certame, que conta com o apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Abin e Força Nacional de Segurança.
Os candidatos devem levar um documento de identidade original com foto, bem como uma caneta preta de material transparente. Além disso, podem levar alimentos em embalagens lacradas e água em garrafas transparentes.
Diversas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Natal, implementaram esquemas especiais de trânsito e reforço no transporte público para facilitar o deslocamento dos candidatos.
O resultado final está previsto para ser divulgado em 21 de novembro, com as convocações e o início dos cursos de formação agendados para janeiro de 2025.