Enviado de Trump desembarca em Brasília e se reúne com oposição para discutir Moraes

Enviado de Trump desembarca em Brasília e se reúne com oposição para discutir Moraes

Apesar da agenda oficial focada no combate ao crime organizado, parlamentares bolsonaristas pressionam por debate sobre atuação do STF

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), confirmou que o representante interino de Sanções do governo dos Estados Unidos, David Gamble, desembarcou nesta segunda-feira (5) em Brasília com uma agenda que vai além do previsto oficialmente. Embora a Embaixada americana tenha declarado que o foco da visita é o combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, a oposição brasileira já costura conversas com viés político, especialmente críticas ao Supremo Tribunal Federal e ao ministro Alexandre de Moraes.

O encontro com congressistas ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo articulado por Filipe Barros (PL-PR), atual presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, e figura próxima de Eduardo Bolsonaro. Barros assumiu o posto que, inicialmente, seria ocupado pelo próprio filho do ex-presidente.

Entre os principais assuntos que os parlamentares pretendem abordar com Gamble estão as decisões judiciais envolvendo os atos do 8 de Janeiro e a tentativa de golpe em 2022 — casos sob relatoria de Moraes —, além das tarifas de 10% impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros desde abril. Há ainda expectativa de um encontro do norte-americano com o próprio Jair Bolsonaro, que se recupera de uma cirurgia e está em casa, no Jardim Botânico.

A movimentação foi celebrada nas redes por Eduardo Bolsonaro, que publicou um vídeo com tom provocativo: “A batata do Moraes está esquentando”, afirmou, mencionando que os EUA estariam dispostos a punir “violadores sistemáticos de direitos humanos”.

Apesar do uso político da visita por parte da oposição, a Embaixada dos Estados Unidos reforçou que o motivo da presença de Gamble é técnico, voltado exclusivamente à cooperação internacional no enfrentamento ao crime transnacional.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias