Espanha: irmãos brasileiros são presos por ligação com Estado Islâmico
Dois irmãos brasileiros foram detidos pela Guarda Civil da Espanha na última sexta-feira (24/11) sob suspeita de estarem vinculados ao grupo terrorista islâmico conhecido como Estado Islâmico (ISIS). Os indivíduos, cujas identidades não foram reveladas, teriam utilizado redes sociais para compartilhar informações sobre a fabricação de explosivos, envenenamento e justificativas para ataques suicidas, conforme comunicado do Ministério do Interior da Espanha.
A investigação, que contou com a colaboração do FBI dos Estados Unidos e da Polícia Federal do Brasil, resultou na prisão dos brasileiros em Madri, onde aguardam a decisão judicial. Os irmãos, que se mudaram para a Espanha no início do ano, viviam na região de Málaga, no sul do país, disfarçando-se como imigrantes. Um trabalhava na construção civil, enquanto o outro tinha emprego relacionado a piscinas.
De acordo com as autoridades, os suspeitos utilizavam aplicativos de mensagens criptografados para se comunicar sobre atividades relacionadas ao grupo terrorista. O Estado Islâmico, também conhecido como ISIS ou Daesh, é uma organização salafista radical sunita que advoga pela luta armada em nome da religião, chegando a controlar territórios na Síria e no Iraque em determinado momento.