“Eu chorando, Lula? Você não me conhece”, diz opositora impedida de concorrer na Venezuela

“Eu chorando, Lula? Você não me conhece”, diz opositora impedida de concorrer na Venezuela

Principal liderança da oposição ao regime de Nicolás Maduro na Venezuela, María Corina Machado foi inabilitada por 15 anos e não poderá concorrer nas eleições marcadas para o dia 28 de julho


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou polêmica ao comentar a situação política na Venezuela durante uma entrevista na quarta-feira (6). Lula celebrou a marcação de uma data para as eleições presidenciais no país vizinho, agendada para 28 de julho, mas foi questionado sobre a perseguição a opositores do regime de Nicolás Maduro, incluindo María Corina Machado, líder da oposição, que foi inabilitada por 15 anos e não poderá concorrer nas eleições.

Em resposta, Lula não mencionou o nome de María Corina, mas comparou sua situação à sua própria inelegibilidade em 2018, devido a condenações por corrupção no âmbito da Operação Lava Jato. Ele afirmou que, ao invés de lamentar, indicou outro candidato. As declarações repercutiram na Venezuela, e María Corina respondeu, afirmando que Lula não a conhece e que luta pelos direitos dos venezuelanos.

Vale destacar que Lula teve suas condenações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021, recuperou os direitos políticos e se candidatou nas eleições presidenciais de 2022, sendo eleito.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags