Ex-chefe da Abin de Bolsonaro será interrogado pela PF sobre suposta tentativa de golpe

Ex-chefe da Abin de Bolsonaro será interrogado pela PF sobre suposta tentativa de golpe

Ramagem, deputado federal, é investigado por possível envolvimento no 8 de Janeiro

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que chefiou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, foi convocado para depor nesta terça-feira (5) na sede da Polícia Federal, em Brasília. Ele será ouvido no âmbito das investigações sobre atos antidemocráticos e o atentado contra a democracia de 8 de janeiro de 2023, conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A PF apura o possível envolvimento de Ramagem e de outros membros do governo anterior em uma suposta tentativa de golpe de Estado. Além disso, ele já foi interrogado anteriormente sobre a “Abin paralela” — uma estrutura que teria sido usada para espionar adversários políticos do governo Bolsonaro. Delegado de carreira, Ramagem é suspeito de ter liderado uma célula política dentro da agência com objetivos eleitorais e de monitoramento de opositores.

Nas eleições de 2024, Ramagem disputou a prefeitura do Rio de Janeiro, mas foi derrotado por Eduardo Paes (PSD). Durante a campanha, contou com o apoio direto de Bolsonaro, que o acompanhou no dia da votação no primeiro turno.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags