Fabio Wajngarten diz que Bolsonaro irá entregar passaporte; PF deu 24 horas
O advogado Fábio Wajngarten, que representa Jair Bolsonaro, anunciou que o ex-presidente entregará seu passaporte às autoridades, atendendo à determinação da Polícia Federal (PF) que estabeleceu um prazo de 24 horas para a entrega do documento. Bolsonaro é alvo da Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela PF, que investiga uma suposta organização criminosa envolvida em uma tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.
A PF, em sua investigação, aponta para a existência de um grupo dividido em núcleos, atuando na disseminação de informações falsas sobre fraude nas Eleições Presidenciais de 2022, com o objetivo de legitimar uma intervenção militar por meio de uma dinâmica de milícia digital. Os crimes investigados incluem organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Além de Bolsonaro, a operação tem como alvos militares e políticos associados ao ex-presidente, como os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno. A PF cumpre 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares em diversos estados do Brasil. Entre os presos estão Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro, Marcelo Câmara (coronel do Exército), Rafael Martins (major das Forças Especiais do Exército) e Bernardo Romão Corrêa Netto (coronel do Exército). O Exército Brasileiro acompanha o cumprimento dos mandados.