Fernandinho Beira-Mar e mais 22 presos de Mossoró são transferidos para outras cadeias de segurança máxima

Fernandinho Beira-Mar e mais 22 presos de Mossoró são transferidos para outras cadeias de segurança máxima


A Corregedoria da Penitenciária Federal de Mossoró anunciou a transferência de 23 detentos, incluindo Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, para outras prisões de segurança máxima. Beira-Mar estava na Penitenciária Federal de Mossoró desde janeiro de 2024, e agora foi transferido para Catanduvas, no Paraná, conforme informado por seu advogado.

A Secretaria de Políticas Penais confirmou a transferência de outros 22 presos de Mossoró entre sexta-feira (1) e domingo (3), sendo encaminhados para as quatro restantes penitenciárias federais do Brasil. O Brasil possui cinco presídios de segurança máxima, controlados pelo Ministério da Justiça, distribuídos no Distrito Federal, Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Porto Velho (Rondônia), Catanduvas (Paraná) e Mossoró.

Esta movimentação ocorre em meio a um treinamento de protocolos de segurança, promovido pela Corregedoria da Penitenciária Federal de Mossoró, que requer a redução do número de detentos. O objetivo é enfraquecer as lideranças do crime organizado por meio do rodízio de internos entre as prisões federais.

As transferências surgem após uma fuga inédita em fevereiro, quando dois presos ligados à facção Comando Vermelho, vinculada a Beira-Mar, escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró. Autoridades apontam falhas nos protocolos de segurança como responsáveis pela fuga dos detentos Deibson Cabral e Rogério Mendonça. As buscas por eles continuam, com relatos recentes de uma invasão a um galpão na zona rural de Baraúna, Rio Grande do Norte.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags