“Fim do ‘Carnaval Vermelho’: Derrite reforça cerco contra movimentos sem-terra em SP”

“Fim do ‘Carnaval Vermelho’: Derrite reforça cerco contra movimentos sem-terra em SP”


Durante visita à Agrishow, secretário de Segurança Pública de São Paulo anuncia reforço na repressão a ocupações rurais e endurece discurso contra o MST

Durante sua participação na Agrishow, uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, realizada em Ribeirão Preto, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, declarou que o estado “não terá mais Carnaval Vermelho”. A expressão usada por ele se refere às ações de movimentos ligados à luta pela reforma agrária, como o MST, frequentemente acusados pelo governo de promover invasões de terras.

Ao lado do secretário de Agricultura, Guilherme Piai Filizzola, Derrite anunciou a expansão do grupo especializado da Polícia Civil que investiga ocupações de terras no estado. Segundo ele, a ideia é “proteger o produtor rural” e impedir ações que classifica como “criminosas”. A medida, segundo o secretário, é uma resposta direta à intensificação das mobilizações promovidas pelos sem-terra nos últimos meses.

Com um discurso alinhado aos interesses do agronegócio, Derrite escolheu justamente o palco da Agrishow para enfatizar a repressão ao que chamou de “bagunça disfarçada de militância”. A fala foi bem recebida por representantes do setor rural, que vêm pressionando o governo por medidas mais rígidas de segurança no campo.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags