Flávio Dino não entregou as imagens do dia 8 janeiro

Flávio Dino não entregou as imagens do dia 8 janeiro

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro enfrentou um impasse ao solicitar as imagens do Palácio da Justiça ao ministro da Justiça, Flávio Dino. O prazo de 48 horas determinado pelo presidente da comissão, deputado Arthur Maia, expirou sem que as imagens fossem entregues. Em vez disso, o ministério informou que está consultando o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de atender à solicitação.

Na sessão da comissão, Arthur Maia admitiu que aguardaria o resultado dessa consulta ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, antes de encaminhar a demanda à Corte. Caso Flávio Dino continuasse a recusar o envio das imagens, o presidente da comissão estava disposto a recorrer ao STF para obter a aprovação.

Em uma tentativa de justificar a recusa anterior, o Ministério da Justiça havia alegado que as imagens estavam sob investigação criminal em andamento e deveriam ser requisitadas à Polícia Federal, a autoridade responsável pelos inquéritos policiais relacionados aos eventos. Essa decisão administrativa foi criticada pelos representantes da oposição na CPMI e pelo próprio presidente da comissão.

Diante dos protestos e apelos dos parlamentares da base governista, foi concedida uma segunda oportunidade para atender ao pedido, mas o desfecho ainda não foi definido, e as imagens continuam não entregues. A situação gerou tensão e expectativas em relação à resposta do STF sobre o caso.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags