Fora da agenda, Gilmar Mendes, Moraes e Zanin jantam com Lula no Alvorada
Fora da agenda oficial, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, o advogado-geral da União, Jorge “Bessias”, e o ministro da Justiça, Flávio Dino, jantaram com o presidente Lula no Palácio da Alvorada na noite de quinta-feira (23), após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas da Corte.
O encontro não foi registrado nas agendas dos ministros do STF, do presidente e dos demais participantes.
A PEC tornou-se o centro de uma crise entre o Executivo e o Judiciário, pois o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e outros dois parlamentares petistas votaram a favor do texto. Magistrados do STF consideraram o episódio uma “traição rasteira” e chegaram a pedir a renúncia de Wagner ou medidas por parte de Lula em relação a ele.
Pela manhã, durante uma reunião no Palácio do Planalto, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, teve uma conversa privada com Lula, mas o teor do diálogo não foi divulgado.
Após o voto de Wagner, Gilmar Mendes elevou o tom em uma sessão no STF, declarando que a Corte não possui covardes e que agirá em resposta ao ocorrido.