Fundador do PT ministra aula para juízes do TRF-4, mesmo tribunal que condenou Lula

Fundador do PT ministra aula para juízes do TRF-4, mesmo tribunal que condenou Lula


O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o mesmo tribunal que condenou Lula no contexto da Operação Lava Jato, convidou Célio Golin, fundador do PT em Nonoai (RS), para participar de uma mesa no Curso de Formação de 30 juízes federais de primeiro grau aprovados no último concurso. A formação ocorreu em 15 de janeiro de 2024.

Golin, além de militante petista, é autor de livros sobre a temática LGBT e fundador do Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual. Ele também foi candidato a vereador pelo PT em Porto Alegre (RS) em 2008, obtendo apenas 1.805 votos.

Segundo a Escola de Magistratura do TRF-4, a participação de Golin ocorreu de forma “única e eventual”, destacando sua “experiência de vida como cidadão, participante da sociedade civil, para a reflexão sobre a relação entre o sistema de justiça e a sociedade no regime democrático.”

Golin foi contratado pelo valor de R$ 556, por inexigibilidade de licitação, de acordo com documentos obtidos pelo jornal Metrópoles. O TRF-4 afirmou que sua participação foi uma “participação única e eventual,” e que ele falou sobre “diálogos e percepções diante da Justiça” para os magistrados durante o curso de formação.

Esta não é a primeira vez que Golin participa de eventos no TRF-4. Em 2016, ele participou de um painel sobre “Direitos Humanos, Orientação Sexual e Identidade de Gênero.” O tribunal esclareceu que Golin não é um professor convidado ou docente contratado, mas sim um membro da sociedade civil convidado para contribuir com reflexões sobre a relação entre o sistema de justiça e a sociedade democrática.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias