Gayer afirma que “rachadinha” está liberada apenas para Janones: “Para ele poder comprar os vibradores dele”
Em um vídeo gravado em seu gabinete, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) fez uma declaração controversa, sugerindo que a prática da “rachadinha” estaria liberada apenas para o deputado André Janones, permitindo que ele usasse parte dos salários de seus funcionários para comprar “seus vibradores”. A declaração veio após o arquivamento do pedido de cassação de Janones pela Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, decisão que resultou em uma sessão tumultuada.
Gayer fez esses comentários em tom de brincadeira, afirmando que metade do salário de sua equipe seria direcionada ao deputado Janones. Ele também culpou o relator do caso, Guilherme Boulos (Psol-SP), e a esquerda na Câmara dos Deputados, insinuando que suas ações teriam tornado a prática da “rachadinha” algo aceitável e não mais considerado crime.
Janones estava sendo investigado por supostamente solicitar parte dos salários de seus funcionários em seu gabinete. O pedido de cassação foi apresentado pelo Partido Liberal (PL) em novembro de 2023, mas foi rejeitado pelo relator e pela maioria dos membros da Comissão de Ética.