GCM de patins: patrulha sobre rodas leva segurança com agilidade à Avenida Paulista

GCM de patins: patrulha sobre rodas leva segurança com agilidade à Avenida Paulista

Nova estratégia da Guarda Civil busca aproximar policiais da população e reforçar presença em áreas de difícil acesso

Desde o dia 21 de março de 2025, quem passa pela movimentada Avenida Paulista pode se deparar com uma cena diferente: policiais da Guarda Civil Metropolitana deslizando de patins pelas calçadas e ciclovias. A cena pode parecer inusitada, mas é parte de uma nova estratégia de segurança batizada de “Policiamento Patins”, que pretende tornar o patrulhamento mais ágil, próximo das pessoas e eficaz.

Por enquanto, três agentes treinados circulam diariamente de patins pela região, oferecendo orientação, atuando na prevenção de crimes e dando suporte em situações emergenciais. A ideia é facilitar o deslocamento em áreas com muito fluxo de pedestres ou de difícil acesso para viaturas.

E o projeto não para por aí. Um curso de capacitação já está em andamento para ampliar a equipe — parte da operação “Paulista Mais Segura”, que pretende repensar a forma como a cidade cuida de seus espaços públicos e de quem circula por eles.

A aposta é ousada, mas faz sentido em um dos pontos mais icônicos e movimentados de São Paulo. E, quem sabe, os patins não acabem se tornando símbolo de um policiamento mais leve, próximo e atento ao que acontece no chão da cidade?

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias