Gil Arantes perde a eleição em Barueri após prometer cargo a Pablo Marçal

Gil Arantes perde a eleição em Barueri após prometer cargo a Pablo Marçal

Com 80.928 votos, o candidato do Republicanos não conseguiu superar Beto Piteri, que levou a melhor com 105.048 votos e conquistou a Prefeitura pela primeira vez em um segundo turno na cidade.

Gil Arantes, do Republicanos, que havia prometido um cargo na Prefeitura de Barueri ao empresário Pablo Marçal, não obteve sucesso nas eleições. Arantes disputou a prefeitura pela quarta vez, mas foi derrotado por Beto Piteri, do União Brasil, que venceu com 105.048 votos, totalizando 56,48% dos votos válidos. Arantes ficou com 80.928 votos, correspondendo a 43,52% dos sufrágios.

Esta eleição foi histórica para Barueri, já que foi a primeira vez que a cidade levou a disputa para o segundo turno. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o pleito também teve 5.491 votos em branco e 8.362 nulos, além de uma abstenção de 32,05% entre os eleitores.

Pablo Marçal, que possui uma residência em Barueri, fez campanha ao lado de Arantes, promovendo sua candidatura e aceitando o convite para ser secretário de Empreendedorismo, caso Arantes fosse eleito. Em um vídeo compartilhado, Marçal expressou sua gratidão e apoio, afirmando que a candidatura de Arantes representava também seus interesses e negócios na cidade.

Beto Piteri, por sua vez, é um político experiente, tendo atuado como vice-prefeito nos últimos mandatos de Rubens Furlan e já tendo passado por outras posições importantes, como prefeito de Jandira e diretor de planejamento do Metrô de São Paulo. Ele contou com o apoio do governador Tarcísio de Freitas e da médica Cláudia Marques, que foi sua vice na chapa. Essa eleição marca um novo capítulo para Barueri, que até então teve apenas dois prefeitos desde 1993.

4o mini

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags