Gleisi Hoffmann apaga post polêmico sobre “empréstimo de Lula” após críticas e ação do Partido Novo

Gleisi Hoffmann apaga post polêmico sobre “empréstimo de Lula” após críticas e ação do Partido Novo

Ministra das Relações Institucionais esclarece decisão de retirar publicação e responde a denúncias de promoção pessoal de Lula

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se pronunciou após apagar um post controverso em suas redes sociais, onde associava o novo crédito consignado para trabalhadores da CLT ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamando-o de “empréstimo de Lula”. A publicação foi feita no Instagram, mas gerou repercussão negativa, levando Gleisi a retirá-la.

O governo Lula anunciou, na última sexta-feira (21/3), a criação da modalidade de crédito consignado para os trabalhadores da iniciativa privada, e em três dias, o Ministério do Trabalho registrou mais de 40 milhões de simulações de crédito e milhares de propostas solicitadas. Na publicação apagada, Gleisi sugeria que os trabalhadores endividados procurassem pelo “empréstimo de Lula”.

Após a polêmica, a ministra explicou que decidiu remover o post em razão de ações jurídicas de partidos de oposição, como o Partido Novo, que acusaram a postagem de representar uma promoção pessoal de Lula, algo proibido pela Constituição em campanhas institucionais do governo. Gleisi destacou, em sua justificativa, que a decisão visou evitar embates políticos.

O Partido Novo foi um dos que acionou o Tribunal de Contas da União (TCU), alegando que a ministra violou normas ao associar a política pública do governo a uma figura pessoal, em um momento em que a comunicação institucional não deve promover autoridades.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias