Gleisi reage a ataque de Bolsonaro: “Está acuado e tenta distorcer a verdade”

Gleisi reage a ataque de Bolsonaro: “Está acuado e tenta distorcer a verdade”

Ministra diz que ex-presidente age com desespero diante das acusações que enfrenta e tenta manipular decisões diplomáticas para desviar o foco

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, usou suas redes sociais neste sábado (19/4) para responder duramente a críticas feitas por Jair Bolsonaro (PL). Para ela, o ex-presidente está “acuado” pelas sérias denúncias que terá que enfrentar na Justiça e, por isso, estaria tentando distorcer o papel do Itamaraty e do Supremo Tribunal Federal (STF) em decisões envolvendo asilo e extradição.

“Bolsonaro tenta manipular os princípios diplomáticos do asilo e da reciprocidade para se vitimizar, enquanto responde a acusações graves em uma ação penal”, escreveu Gleisi.

A fala foi uma reação direta a uma publicação anterior de Bolsonaro, na qual ele atacou o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, afirmando que decisões recentes mancham a imagem do Brasil e transformam a Justiça em “instrumento de retaliação diplomática”.

O ex-presidente se referia a dois episódios específicos: o asilo concedido à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, e a decisão do STF que impediu a extradição de um bolsonarista investigado por diversos crimes. No segundo caso, a decisão de Moraes veio após a Espanha negar a extradição de Oswaldo Eustáquio Filho, que é investigado por ameaças, incitação ao crime e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

Segundo Moraes, a Espanha descumpriu o princípio da reciprocidade previsto no acordo de extradição firmado com o Brasil em 1988.

Mesmo diante disso, Bolsonaro publicou: “Infelizmente, a imagem do Brasil no exterior está sendo destruída por quem deveria protegê-la. A Justiça virou instrumento de vingança nas mãos de um homem só”.

Gleisi, por sua vez, rebateu afirmando que quem jogou o Brasil no isolamento e no descrédito internacional foi justamente Bolsonaro, e que ele não tem moral para atacar o atual governo ou o Judiciário: “Quem afundou nossa reputação lá fora não tem o menor direito de atacar Lula e o STF como tem feito”.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias