Globo admite ter perdido 24% de audiência nos últimos seis anos
Em 2017, a Globo divulgou que alcançava 100 milhões de brasileiros diariamente, uma mensagem expressa na campanha “100 milhões de uns”. Agora, seis anos depois, esse número diminuiu para 76 milhões, representando uma queda significativa de 24% na audiência. Essa informação foi reconhecida pela própria empresa, através de dados apresentados por Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade, durante o evento Upfront Globo 2024 realizado na última quinta-feira (19/10).
Esse dado abrange a audiência de todos os segmentos do Grupo Globo, incluindo o serviço de streaming Globoplay, os canais pagos e os sites da emissora. Se considerarmos apenas a programação da TV aberta, esse número cai ainda mais, para 70 milhões. O alcance é medido pelo número de pessoas que assistem à programação por pelo menos um minuto durante o período analisado.
A queda de 24 milhões de telespectadores/usuarios, segundo a Globo, é atribuída à concorrência dos serviços de streaming, aos novos canais, às redes sociais e aos sites. Esse cenário é impulsionado pelo aumento de TVs conectadas à internet, atualmente presentes em pelo menos 60% dos lares brasileiros.
Além disso, durante o Upfront 2024, a Globo também revelou um dado relevante: 84% dos jovens que assistiam às novelas na transmissão aberta migraram para outras formas de consumo de conteúdo.