Gonet recebe nomes da CPI da Covid e avalia reabrir inquérito contra Bolsonaro
Senadores que participaram da CPI da Covid-19 estão se reunindo com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, para solicitar a reabertura de pelo menos um inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, relacionado a possíveis omissões durante a pandemia. Há expectativas de que Gonet esteja disposto a revisar o caso e, assim, possivelmente retomar as investigações.
Durante a CPI, presidida por Renan Calheiros, foram aprovados 81 pedidos de indiciamento, incluindo o de Bolsonaro por nove crimes. No entanto, investigações anteriores foram arquivadas sob a gestão de Augusto Aras, antecessor de Gonet na Procuradoria-Geral da República.
A intenção dos senadores é que, sob a liderança de Gonet, Bolsonaro e seus aliados sejam responsabilizados pelos crimes apontados no relatório final da CPI. O foco está em investigar possíveis omissões de Bolsonaro e de seus ministros, como Marcelo Queiroga e Eduardo Pazuello, em relação às medidas de combate à pandemia.
Além disso, a Polícia Federal indiciou Bolsonaro e outras 16 pessoas por fraude em certificados de vacinação contra Covid-19. Caso o Ministério Público aceite as acusações, eles serão julgados pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistemas públicos. A investigação apontou que pessoas próximas a Bolsonaro inseriram informações falsas nos sistemas do Ministério da Saúde para obter certificados de imunização, mesmo sem terem recebido as doses necessárias.