Governador Tarcísio manda afastar PMs que participaram de operação com youtuber
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou na noite desta terça-feira (25/6) que determinou o afastamento de todos os policiais militares que participaram de uma operação filmada irregularmente por um youtuber norte-americano.
A gravação, realizada pelo influenciador Gen Kimura no último dia 21 de abril, mostra o youtuber dentro de uma viatura da Polícia Militar durante ações em comunidades na zona norte de São Paulo. O vídeo, com cerca de 40 minutos, não teve autorização do comando geral da PM, tornando a filmagem irregular.
Nas imagens, Kimura é visto usando um colete da Polícia Militar e, em determinado momento, manuseando uma arma da corporação. A gravação também registra conversas entre o youtuber e os policiais, onde um dos PMs afirma em inglês que as mortes de criminosos são comemoradas “com charutos e cerveja”.
Tarcísio informou à coluna que conversou por telefone com o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, exigindo esclarecimentos sobre o caso. O governador, que está em viagem oficial a Nova York, declarou: “Determinei abertura de sindicância, afastamento dos policiais da atividade operacional, transferência do policial da Seção de Comunicação Social e punição exemplar. Não vamos tolerar desvios que prejudiquem a imagem da corporação”.
O policial da Seção de Comunicação Social teria sido o responsável por autorizar a gravação, apesar de a Secretaria da Segurança Pública (SSP) considerar a filmagem irregular por não ter tido o aval do comando da PM.