Governo de Lula tenta desviar escândalo do INSS e ignora CPMI

Governo de Lula tenta desviar escândalo do INSS e ignora CPMI

Líder do governo na Câmara minimiza investigação sobre fraude no INSS e descarta comissão parlamentar

Em uma movimentação clara para evitar que o escândalo da fraude bilionária no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganhe proporções políticas, o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, descartou a possibilidade de abrir uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o caso. Para ele, falar sobre a CPMI nesse momento é apenas um “factóide”.

Guimarães, que está em missão oficial na China com o presidente Lula, afirmou que o governo não permitirá que a oposição use o caso como “palanque político” e que a prioridade do governo será aguardar o andamento das investigações da Polícia Federal (PF), “independente de quem seja”, frisou. Suas declarações foram dadas em entrevista ao Poder360, nesta segunda-feira (12).

Padilha desvia do assunto

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também foi questionado sobre a CPMI do INSS, mas evitou comentar sobre o tema. Segundo ele, sua dedicação desde que assumiu o ministério, há dois meses, tem sido exclusivamente em questões relacionadas à saúde. “Nos últimos 60 dias, o foco tem sido garantir mais acesso ao tratamento de saúde para a população”, declarou o ministro, afastando-se da polêmica investigação.

Ao mesmo tempo, o governo tenta colocar o tema de forma indireta em uma esfera distante de seu controle, enquanto a oposição segue com o discurso de cobrar respostas sobre a fraude que impacta diretamente o pagamento de aposentados e pensionistas no Brasil.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags