Governo quer reforçar atendimento a aposentados em meio a fraudes no INSS

Governo quer reforçar atendimento a aposentados em meio a fraudes no INSS

Caixa e Correios podem ser acionados para auxiliar vítimas de descontos irregulares em benefícios; medida mira quem não tem acesso digital

O governo federal está analisando uma saída urgente para atender milhares de aposentados e pensionistas do INSS que descobriram descontos indevidos em seus benefícios. A proposta em estudo prevê o uso das agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios como pontos de apoio presencial, especialmente para quem foi vítima dessas fraudes e precisa recuperar o dinheiro perdido.

A ideia é abrir mais frentes de atendimento presencial, aproveitando estruturas já espalhadas por todo o país — principalmente em regiões onde o acesso à internet é difícil ou quase inexistente. Segundo fontes do governo, as agências dos Correios, que já prestam outros serviços do INSS, poderiam ser fundamentais nesse reforço.

Atualmente, a principal forma de pedir o ressarcimento dos valores descontados indevidamente é pelo aplicativo Meu INSS. Mas o governo reconhece que uma parcela significativa dos beneficiários tem dificuldade para mexer com tecnologia. Por isso, o atendimento pelo telefone 135 também foi reforçado, e agora estuda-se ampliar os canais físicos para garantir que ninguém fique sem resposta.

“O atendimento principal será pelo aplicativo, mas tem muita gente que não tem internet ou não sabe usar. A Caixa tem uma rede muito ampla, e pode ser parte da solução”, afirmou o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, neste domingo (11).

A definição final de como essa operação será montada deve sair ao longo da semana, em reuniões entre representantes do INSS, dos Correios, do Ministério da Previdência e do Palácio do Planalto.

Além disso, o governo promete que a partir de terça-feira (13), os beneficiários já poderão consultar se tiveram algum desconto — autorizado ou não — nos seus pagamentos. E, a partir de quarta-feira (14), será possível pedir o ressarcimento diretamente pelo Meu INSS.

Essa não é a primeira vez que o governo conta com os Correios para ajudar os segurados. Desde 2024, já é possível, por exemplo, solicitar o benefício por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença) em mais de 2.600 agências dos Correios. A estrutura já está funcionando e pode ser ampliada para atender essa nova demanda emergencial.

A medida vem em meio a um escândalo de fraudes bilionárias nos benefícios do INSS, que o governo atual tenta resolver — ao mesmo tempo em que responsabiliza gestões passadas pelo desmonte do sistema previdenciário.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias