
Hamas exibe vídeo de reféns israelenses enquanto Egito propõe nova trégua
Nova proposta de cessar-fogo inclui liberação de reféns em troca de ajuda humanitária para Gaza
Nesta segunda-feira (24), o braço armado do Hamas divulgou um vídeo com dois reféns israelenses que haviam sido sequestrados durante os ataques do grupo ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023. No vídeo, com cerca de três minutos de duração, os reféns aparecem pedindo que um colega já libertado conte sobre suas condições de cativeiro, para pressionar pela liberação deles.
O material foi lançado no mesmo dia em que o Egito apresentou uma nova proposta de trégua. O plano sugere que o Hamas libere cinco reféns, incluindo um americano-israelense, em troca da permissão de Israel para o envio de ajuda humanitária a Gaza e uma pausa nas hostilidades por várias semanas. A proposta foi recebida com uma resposta positiva pelo Hamas, embora os detalhes ainda sejam mantidos em sigilo.
Os dois reféns, Elkana Bohbot e Yosef Haim Ohana, foram sequestrados durante um festival de música e falam sobre o temor constante desde o início dos ataques israelenses à Faixa de Gaza, que foram retomados na última terça-feira. A família de Bohbot reagiu ao vídeo como uma “prova de vida” e pediu, em uma carta, que as autoridades israelenses e americanas façam todo o possível para garantir seu retorno vivo.
A nova proposta do Egito surge em um contexto tenso, com a retomada dos ataques aéreos de Israel e o impasse nas negociações de uma segunda fase do cessar-fogo. A guerra continua a devastar Gaza, e a situação humanitária se agrava a cada dia.