Israel avança sobre Rafah e força nova fuga em massa na Faixa de Gaza

Israel avança sobre Rafah e força nova fuga em massa na Faixa de Gaza

Ataques intensificam deslocamento de palestinos, enquanto moradores temem expulsão definitiva

A ofensiva israelense na Faixa de Gaza atingiu um novo nível nesta quinta-feira (3), com as forças de Israel avançando sobre Rafah e declarando a cidade como parte de uma “zona de segurança”. A ação forçou centenas de milhares de palestinos a deixarem suas casas em um dos maiores deslocamentos da guerra.

Cidade devastada e população sem rumo

Rafah, que até então era um refúgio para aqueles que fugiam da destruição em outras partes do enclave, agora se tornou o novo alvo da ofensiva. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, pelo menos 97 pessoas morreram em ataques israelenses nas últimas 24 horas, incluindo 20 vítimas em um bombardeio ao amanhecer na região de Shejaia, ao norte.

“Rafah não existe mais, está sendo varrida”, desabafou um morador que fugia com sua família para Khan Younis. “Eles estão derrubando o que restou de casas e propriedades.”

Desespero e incerteza sobre o futuro

No norte de Gaza, centenas de pessoas foram obrigadas a deixar Shejaia, algumas caminhando com seus pertences, outras em carroças, bicicletas e vans improvisadas. O desespero tomou conta dos desalojados.

“Eu quero morrer. Que eles nos matem e nos libertem desta vida. Não estamos vivendo, estamos mortos”, lamentou Umm Aaed Bardaa.

Enquanto isso, Israel não esclareceu quais são seus objetivos de longo prazo para essa “zona de segurança”. Os palestinos temem que a verdadeira intenção seja tornar a expulsão definitiva, deixando milhares sem lar e permitindo que Israel tome posse das últimas terras agrícolas e fontes de água de Gaza.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags