Israel diz ter matado comandante militar do Hamas
Israel anunciou que Mohammed Deif, o comandante militar do Hamas, foi morto em um ataque aéreo na Faixa de Gaza em julho. Deif, cujo nome verdadeiro era Mohammed Diab Al-Masry, liderava as Brigadas Al-Qassam, o braço armado do Hamas, e estava entre os homens mais procurados por Israel por décadas. Ele foi associado ao planejamento de atentados a bomba e ao desenvolvimento de foguetes e túneis utilizados pelo Hamas.
Deif sobreviveu a pelo menos sete tentativas de assassinato desde 2001. A tentativa mais grave ocorreu em 2002, onde ele perdeu um olho e, supostamente, um pé e uma mão, além de ter dificuldades para falar. Em 2014, um ataque israelense não conseguiu matá-lo, mas resultou na morte de sua esposa e dois de seus filhos.
Deif tinha um status quase mítico em Gaza devido à sua habilidade de escapar de múltiplas tentativas de assassinato e era conhecido pelos palestinos como “O Cérebro” e pelos israelenses como “O Gato com Nove Vidas”. Ele era visto raramente em público e apenas três fotos conhecidas dele existem: uma antiga, outra onde está mascarado e a terceira mostra apenas sua sombra.