Janja desembarca em Moscou e destaca laços culturais entre Brasil e Rússia

Janja desembarca em Moscou e destaca laços culturais entre Brasil e Rússia

Primeira-dama visita o Kremlin, o Teatro Bolshoi e museus históricos antes da chegada de Lula para cerimônia dos 80 anos do fim da Segunda Guerra

A primeira-dama Janja Lula da Silva desembarcou neste sábado (3/5) em Moscou, onde começou sua agenda oficial a convite do governo russo. Em sua primeira parada, visitou o Kremlin — sede do poder russo e residência do presidente Vladimir Putin — e compartilhou registros nas redes sociais.

Janja também percorreu locais emblemáticos da cultura russa, como o prestigiado Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a tradicional Fábrica de Porcelana Imperial. Segundo ela, o clima na cidade é de expectativa e orgulho com as celebrações do Dia da Vitória, que marca a rendição do exército nazista na Segunda Guerra Mundial.

A visita de Janja antecede a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para o dia 8 de maio. Lula participará das comemorações oficiais pelos 80 anos do fim do conflito. Após o evento, a comitiva presidencial seguirá para a China, onde ocorrerá a reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Em uma mensagem publicada nas redes, Janja afirmou que, diante de um cenário internacional marcado por tensões e extremismos, “é fundamental manter viva a memória histórica para que possamos, juntos, construir um futuro baseado na paz e na fraternidade”.

O Palácio do Planalto informou que, além de valorizar os vínculos entre Brasil e Rússia nas áreas de cultura e educação, Janja vai reforçar iniciativas da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza — proposta por Lula durante a presidência brasileira do G20 e promovida ativamente por ela desde então.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias