JBS assina contrato para operar o Porto de Itajaí
Processo foi autorizado pela Antaq e transição já começou
O Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, confirmou em reunião com o Fórum Parlamentar catarinense que está em andamento o processo para que a JBS, multinacional brasileira, assuma a operação do Porto de Itajaí. A empresa Mada Araújo Asset Management, vencedora do edital de concessão provisória do porto por dois anos, já enviou os documentos necessários para a troca de controle do Porto ao Ministério.
De acordo com informações da jornalista Dagmara Spautz, o ministro solicitou que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) emita seu parecer em até 20 dias. A previsão é que o contrato definitivo seja encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o final de maio.
A JBS deverá assumir a operação do Porto de Itajaí por meio de sua subsidiária, a Seara, e espera-se que as operações tenham início no segundo semestre.
Enquanto isso, o Porto de Itajaí permanece sem operação desde dezembro de 2022, quando encerrou o contrato com a APM Terminals, que administrava o terminal há mais de 20 anos. Durante esse período, o governo federal planeja lançar o edital definitivo para o arrendamento dos quatro berços do porto à iniciativa privada, com um arrendamento previsto de 35 anos, mantendo a Autoridade Portuária Pública e Municipal.