Jovem morre em show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro
Noite Trágica no Show de Taylor Swift no Rio de Janeiro: Jovem Falece e Autoridades Agem
Durante o espetáculo da renomada cantora norte-americana Taylor Swift, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, a estudante Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, perdeu a vida na última sexta-feira (17). As circunstâncias do óbito ainda permanecem obscuras. O evento ocorreu em meio a um intenso calor que assolava diversos estados do Brasil, com a sensação térmica se aproximando dos 60° na cidade do Rio.
O governador do estado, Cláudio Castro, anunciou que a Polícia Civil está conduzindo uma investigação para esclarecer o ocorrido. Além disso, medidas imediatas foram tomadas, incluindo a instalação de bebedouros com fornecimento gratuito de água dentro do estádio, que receberá mais dois shows da cantora nos próximos dias.
Em resposta à tragédia, o governador solicitou ao Procon a apuração da restrição de entrada com água no estádio Nilton Santos. Também foi determinado que a empresa organizadora disponibilize mais bebedouros e permita o acesso de garrafas de plástico vazias, sem tampa, para servir como refil. Adicionalmente, a distribuição de água mineral no entorno do estádio, o reforço no atendimento médico com mais ambulâncias e a utilização de caminhões dos bombeiros para amenizar o calor no público foram anunciados.
Vídeos circulam nas redes sociais mostrando Taylor Swift interrompendo o show e pedindo que as pessoas tenham acesso à água. Nas palavras da cantora: “Eles precisam de água, bem ali. Estão segurando um telefone pra dizer isso. Desculpem, mas está muito calor, então se estão dizendo que precisam de água, eles realmente precisam. Temos que fazer chegar até eles”.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) a adoção de medidas imediatas para assegurar a saúde dos consumidores em eventos, incluindo o acesso à água. Denúncias de falta de água foram mencionadas, considerando a extensa onda de calor enfrentada pelo Brasil.
A Tickets For Fun, empresa responsável pelo evento, lamentou a morte da estudante, assegurando que ela foi prontamente atendida por brigadistas ao passar mal. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou medidas como a antecipação da entrada no estádio, aumento de pontos de distribuição de água, e reforço no número de brigadistas e ambulâncias.
Taylor Swift expressou sua consternação no Instagram, afirmando que a tragédia foi a última coisa em que pensou ao decidir trazer sua turnê ao Brasil.