Juiz manda prender delegado que o denunciou por corrupção no Amazonas
Durante uma inspeção na 65ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Carauari, no Amazonas, o delegado Regis Cornelius Celeghini Silveira foi preso após denunciar o juiz Jânio Tutomu Takeda por crimes de corrupção. O episódio foi registrado em vídeo, no qual o delegado relata a visita da equipe judicial e acusa o juiz de ser um dos principais elementos corruptos da cidade. O juiz, por sua vez, reage dando voz de prisão ao delegado.
A denúncia protocolada pelo delegado no Ministério Público do Estado do Amazonas acusa o juiz de facilitar a entrada de um telefone em um estabelecimento prisional. Segundo o documento, um preso, em posse de um celular, alegou ao delegado que prestava “serviços” para o juiz em sua casa, o que justificaria a posse do aparelho. Além disso, o magistrado é acusado de favorecimento pessoal e facilitação da fuga de presos.
O documento menciona relatos de diversas pessoas na cidade, indicando que o juiz contribuía para um ciclo de violência na região, onde o aumento do tráfico de drogas e a soltura de traficantes estariam relacionados a práticas corruptas do juiz.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) enviou uma equipe da Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança para investigar os acontecimentos entre o delegado e o juiz em Carauari.