Julgamento que pode resultar na cassação de Moro começa em 1° de abril

Julgamento que pode resultar na cassação de Moro começa em 1° de abril

A definição da data ocorreu após o presidente Lula nomear José Rodrigo Sade como juiz titular do TRE-PR


O julgamento que pode resultar na cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está programado para iniciar em 1° de abril. A data foi definida após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomear José Rodrigo Sade como juiz titular do tribunal, sendo a última pendência para a marcação do julgamento. Sade ocupará a vaga deixada por Thiago Paiva dos Santos.

O senador Moro, ex-juiz da Lava Jato, enfrenta acusações de abuso de poder econômico por gastos supostamente irregulares na pré-campanha de 2022, conforme alegado pelo PT e pelo PL. O novo juiz, Sade, foi indicado pelo Palácio do Planalto e sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União em 22 de fevereiro. O julgamento de Moro chegou a ser marcado anteriormente, mas foi adiado devido à pendência da nomeação do novo juiz.

As acusações se concentram nos gastos de Moro na pré-campanha, incluindo eventos de filiação e contratação de produção de vídeos e consultorias. O Ministério Público Eleitoral do Paraná defendeu a cassação do mandato do senador, alegando uso excessivo de recursos financeiros antes da campanha oficial. Moro prestou depoimento ao TRE-PR em dezembro de 2023, negando qualquer vantagem eleitoral ou desequilíbrio causado por sua pré-campanha.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags