Júlia Zanatta critica Marcos Pereira por apoio ao PL da Censura e diz que ele não pode presidir a Câmara
Em uma declaração forte feita na terça-feira (14 de maio de 2024), a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) criticou veementemente o apoio de Marcos Pereira (Republicanos-SP) ao chamado “PL da Censura”. Zanatta argumentou que aqueles que defendem esse projeto não são adequados para liderar a Câmara, já que a proposta visa a regularização das redes sociais sob o pretexto de combater as fake news.
Ao compartilhar uma matéria do Poder360, onde Pereira expressa seu apoio à regulamentação das redes sociais e da Inteligência Artificial, Zanatta reforçou que essa posição representa uma ameaça à liberdade de expressão e ao direito à informação.
A corrida pela presidência da Câmara está se intensificando, com Pereira buscando apoio do PT e da base governista, enquanto enfrenta Elmar Nascimento (União Brasil-BA), aliado de Arthur Lira (PP-AL). A possível eleição de Pereira para liderar a Casa preocupa os defensores do conservadorismo, que veem sua postura como um alinhamento perigoso com a agenda da esquerda.