Justiça barra prefeito e vice de Exu por uso político de obra pública

Justiça barra prefeito e vice de Exu por uso político de obra pública

José Pinto Saraiva Júnior, o Júnior Pinto (PSD). (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Na véspera da eleição, pavimentação divulgada nas redes sociais do ex-prefeito virou pivô de decisão que cassou mandatos e declarou inelegibilidade por 8 anos.

A Justiça Eleitoral determinou nesta segunda-feira (5) a cassação dos mandatos do prefeito de Exu, José Pinto Saraiva Júnior — o Júnior Pinto (PSD) — e do vice-prefeito, Francisco Afonso de Oliveira, o Chico Afonso (PP). A decisão também tornou o ex-prefeito Raimundo Pinto Saraiva Sobrinho (PSDB) inelegível por oito anos, após constatação de abuso de poder político durante a campanha de 2024.

Segundo a sentença do juiz João Victor Rocha da Silva, da 79ª Zona Eleitoral, Raimundo Sobrinho utilizou de forma indevida suas redes sociais oficiais para promover uma obra pública de pavimentação no dia 5 de outubro — exatamente um dia antes da eleição. Para a Justiça, essa conduta foi grave o suficiente para comprometer a legitimidade do pleito e beneficiar diretamente a chapa eleita.

Embora Júnior Pinto e Chico Afonso não tenham feito a postagem, a Justiça entendeu que ambos foram favorecidos com a propaganda institucional irregular, o que justificou a cassação dos seus diplomas.

A ação foi movida pela coligação “Unindo Forças para Transformar”, derrotada na última eleição. Os adversários também alegaram outras irregularidades, como prorrogação de contratos e operações de crédito durante o período vedado, mas essas acusações foram rejeitadas por falta de provas suficientes.

Mesmo com a sentença, o prefeito e o vice não serão afastados imediatamente. Eles seguirão no cargo até que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) confirme a decisão. Se isso acontecer, novas eleições deverão ser convocadas no município.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias