Justiça do DF torna Jair Renan réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

Justiça do DF torna Jair Renan réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica


A 5ª Vara Criminal de Brasília decidiu acatar a denúncia apresentada pelo Ministério Público contra Jair Renan Bolsonaro, conhecido como “filho 04” do ex-presidente Jair Bolsonaro, pelos crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso para obter um empréstimo bancário. Além de Jair Renan, outras cinco pessoas também foram tornadas réus.

O MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) optou por encaminhar o caso à Justiça após a Polícia Civil do Distrito Federal ter indiciado Jair Renan no mês anterior. A investigação revelou que números falsos foram apresentados à instituição financeira para justificar empréstimos, alegando um faturamento de R$ 4,6 milhões da empresa de Renan, a RB Eventos e Mídia, entre 2021 e 2022.

O esquema de obtenção dos empréstimos também envolveu transferências de recursos por meio de contas fictícias, abertas em nome de pessoas inexistentes. Em uma operação realizada em agosto do ano passado, Jair Renan teve materiais apreendidos pela polícia, incluindo um HD e um celular, como parte da Operação Nexum.

A Justiça considerou que a denúncia apresentada pelo Ministério Público atende aos requisitos necessários para iniciar o processo penal. Os réus terão um prazo de 10 dias após serem intimados para apresentar suas defesas.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags