Justiça nega recurso de Trump e julgamento do republicano deve começar na segunda-feira
O julgamento do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está programado para começar na segunda-feira, 2 de outubro. Ele é acusado de fraude em um processo civil movido pelo Ministério Público de Nova York, que alega que Trump inflou o valor de sua empresa por vários anos para obter vantagens em empréstimos e outros benefícios econômicos. A decisão de prosseguir com o julgamento foi tomada após a Justiça rejeitar o pedido da defesa de Trump para adiar o caso e descartar algumas das acusações.
O juiz Arthur Engoron concordou com o Ministério Público na terça-feira, 26 de setembro, afirmando que a acusação apresentou evidências de responsabilidade por parte dos réus, incluindo os filhos adultos de Trump e ex-executivos da Trump Organization. Ele também determinou o cancelamento das licenças comerciais de todos em Nova York. Trump exagerou significativamente o tamanho de seu apartamento na Trump Tower, o que foi considerado fraude pelo juiz.
O objetivo da ação movida por Letitia James no final de 2022 era limitar a capacidade de Trump de fazer negócios em Nova York. Além deste caso, Trump enfrenta outros quatro processos criminais no próximo ano, totalizando 91 acusações. A maioria está relacionada a alegações de manuseio inadequado de materiais confidenciais e subornos durante a campanha presidencial de 2016. Ele também enfrenta acusações relacionadas a tentativas de reverter os resultados eleitorais em estados como a Geórgia e em Washington, devido a suas falsas alegações de fraude eleitoral.