Lesa Pátria: PF mira financiadores e cumpre 20 mandados em nova fase da operação
Agentes cumprem medidas em SP, PR, MT, GO e RO
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23) a 27ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga pessoas que financiaram e fomentaram os atos antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e vandalizados.
Os agentes estão cumprindo 18 mandados de busca e apreensão em cinco estados: Paraná (7 mandados), Goiás (1), Mato Grosso (1), São Paulo (7) e Rondônia (2).
TRE-RJ volta a julgar nesta quinta (23) processo que pode levar à cassação de Castro TRE-RJ volta a julgar nesta quinta (23) processo que pode levar à cassação de Castro Moraes: Tivemos ministro dizendo que estavam reclamando de filho de empregada na Disney Moraes: Tivemos ministro dizendo que estavam reclamando de filho de empregada na Disney Saiba os próximos passos sobre castração química para reincidentes em crimes após Senado aprovar projeto Saiba os próximos passos sobre castração química para reincidentes em crimes após Senado aprovar projeto
A CNN apurou que os mandados desta fase são contra suspeitos de financiar os atos, com pagamento de combustível para ônibus e alimentação para quem viajou de outros estados a Brasília.
Pela primeira vez, os policiais também cumprem a determinação de duas medidas de monitoramento, que é a tornozeleira eletrônica. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A Suprema Corte também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, mas o total não foi divulgado. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.
Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.