Live de Lula Flopou tem a pior audiência desde a estreia
O programa semanal ao vivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira, dia 7, teve a menor audiência de todas as 17 transmissões realizadas até o momento. Chamada de “Conversa com o Presidente”, a última transmissão teve 3,7 mil visualizações simultâneas nos perfis oficiais de Lula e do governo, de acordo com o site Poder360. Ao final da transmissão, o número subiu para 22,3 mil visualizações.
Lula estreou o programa ao vivo em 13 de junho, apresentando entrevistas conduzidas pelo jornalista Marco Uchôa, com o uso de equipamentos de alta qualidade. As transmissões ocorrem nos perfis de Lula no YouTube, Facebook e Twitter, assim como nos canais do YouTube do Palácio do Planalto e CanalGov.
O programa é gravado e transmitido sob a supervisão do secretário do Audiovisual da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Ricardo Stuckert, que também é o fotógrafo de Lula.
Somando as visualizações de todas as transmissões ao vivo de Lula até o momento, o número não chega a 900 mil no YouTube. A transmissão mais assistida teve 190 mil visualizações. A transmissão da terça-feira, que teve a pior audiência desde a estreia, tem 37 mil visualizações até o momento.
Em comparação, as transmissões ao vivo de Lula têm uma audiência menor em relação às de Jair Bolsonaro. Bolsonaro costumava fazer as transmissões nas noites de quinta-feira e chegou a atingir quase 1 milhão de visualizações em uma única transmissão, com 919 mil visualizações, de acordo com o UOL. A menor audiência do ex-presidente foi de 330 mil visualizações.
Bolsonaro realizava suas transmissões ao vivo diretamente de um celular, muitas vezes em um cenário simples e improvisado. Às vezes, o ex-presidente ligava para um ministro ou aliado para obter informações e transmitia a ligação ao vivo. As transmissões de Bolsonaro também sempre contavam com a presença de um intérprete de libras ao seu lado. As de Lula também têm esse recurso, mas em um formato de televisão, posicionado no canto direito da tela.