Lula anuncia ato com presença de presidentes dos Três Poderes para marcar um ano do 8 de janeiro 2024

Lula anuncia ato com presença de presidentes dos Três Poderes para marcar um ano do 8 de janeiro 2024


O presidente Lula da Silva anunciou a realização de um evento no dia 8 de janeiro de 2024, marcando um ano desde a tentativa de golpe contra a democracia promovida por apoiadores de Jair Bolsonaro que não aceitaram o resultado das eleições de 2022. Durante a última reunião ministerial do ano, Lula convidou os presidentes dos Três Poderes, bem como todos os ministros de Estado, para participar do ato. A atividade contará com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso.

O evento visa lembrar e condenar a tentativa de golpe que ocorreu em 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas, acampados no Quartel General do Exército em Brasília, desceram para a Praça dos Três Poderes, depredando as sedes dos três Poderes. A ação contou com a anuência de algumas forças de segurança locais, e os manifestantes foram posteriormente detidos por ordem do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Após os ataques, Lula e os presidentes dos Três Poderes realizaram um ato simbólico de união na Praça dos Três Poderes.

Lula destacou que o ato em janeiro é convocado por ele, pelo presidente do Senado, pelo presidente da Câmara e pelo presidente do STF, Flávio Dino, que ainda está no Ministério da Justiça antes de tomar posse na corte. O local exato do evento ainda não foi detalhado. O presidente enfatizou a importância da presença de todos os ministros e ministras no dia 8 de janeiro.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias