Lula ao lado de Putin critica Trump e condena tarifas unilaterais dos EUA

Lula ao lado de Putin critica Trump e condena tarifas unilaterais dos EUA

Durante visita à Rússia, presidente brasileiro afirma que ações de Trump minam o livre comércio e desrespeitam a soberania dos países

Durante um encontro com Vladimir Putin nesta sexta-feira (9), na Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou críticas ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em tom enfático, Lula afirmou que as novas tarifas comerciais impostas unilateralmente por Trump “enterram de vez” não só a ideia de livre comércio, mas também o respeito à soberania de outras nações.

“O que vimos nas últimas decisões do ex-presidente norte-americano é um completo desrespeito à lógica do multilateralismo. Quando um país impõe barreiras econômicas a todos os outros, sozinho, está dizendo que não acredita mais no diálogo global nem na cooperação”, disse Lula, durante pronunciamento ao lado de Putin.

O presidente brasileiro foi à Rússia com o objetivo de reforçar os laços entre os dois países e recuperar o fôlego da parceria estratégica. Segundo ele, Brasil e Rússia têm interesses conjuntos nas áreas política, econômica, cultural, científica e tecnológica — e essa visita seria uma oportunidade de retomar essas frentes com mais vigor.

“Nós temos um comércio que hoje gira em torno de US$ 12,5 bilhões, mas é uma balança bastante desfavorável para o Brasil. Apesar disso, sabemos que há espaço para crescer muito nessa relação”, explicou Lula.

Ele também destacou o desejo brasileiro de ampliar diálogos com a Rússia nos setores de defesa, tecnologia espacial, energia e, especialmente, em projetos com pequenas usinas nucleares. “Temos muito interesse em aprofundar essas conversas. A Rússia pode ser uma parceira estratégica fundamental nesses campos”, afirmou.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias