Lula ao UOL: ‘Quero mais mulheres e negros no governo, mas é difícil achar’

Lula ao UOL: ‘Quero mais mulheres e negros no governo, mas é difícil achar’

Durante uma entrevista ao UOL nesta quarta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que “é difícil” encontrar mulheres e negros para preencher determinados cargos na administração pública federal. Ele explicou que a participação desses grupos na política tem sido historicamente limitada.

“Nem sempre as mulheres tiveram uma participação ativa na política durante muito tempo, e por isso é mais difícil encontrar mulheres para certos cargos, assim como é mais difícil encontrar negros para determinados cargos. Não é que não existam, mas a oferta é menor porque, apesar de serem a maioria da população, esses grupos não tiveram uma participação política histórica significativa”, explicou Lula.

Após justificar a baixa representatividade de mulheres e negros no governo, Lula destacou que deseja uma realidade diferente, almejando um governo “com a cara do Brasil”.

“Quero mais mulheres no governo, preciso de mais mulheres no governo. Preciso de mais negros no governo, quero que o governo reflita a diversidade do Brasil”, afirmou Lula. Ele também mencionou a maior presença de pessoas negras nas universidades federais, citando uma visita à Universidade de São Paulo (USP).

“Lembro-me de como a USP era antigamente, composta apenas por brancos. Agora, a USP está diversificada, inclusive com muitas pessoas da periferia. Acho isso extraordinário. Esse é o Brasil que eu desejo, um Brasil feliz, próspero e sem ódio”, concluiu.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags